sexta-feira, dezembro 06, 2013

RIP nelson mandela

(obviamente que não vou falar do nélson mandela, nem vou colocar uma frase icónica dele a ilustrar o meu texto. sabem porquê?! porque os meus amigos do facebook já fizeram o favor de me irritar com essa merda. tenho aquela porcaria cheia de fotografias do homem e frases...chega!!!)




























beethoven e mozart (este sim, é o verdadeiro título do texto)

no outro dia pensei num assunto que me intrigou...decidi partilhá-lo com vocês, como sempre!
o mozart e o beethoven foram dois dos maiores compositores de música de sempre, a ter vivido neste planeta. um austríaco e o outro alemão, viveram e morreram neste planeta por volta de 1700-1800. não existem certezas se ambos alguma vez se conheceram, mas uma coisa é certa, as composições de ambos permanecerão eternamente nos ouvidos da humanidade.

até aqui, não disse nada de novo.
gosto sempre de colocar em causa o que leio e me ensinam. numa altura da humanidade onde os registos escritos eram da autoria de um ser humano que poderia ou não, ser parcial, tudo o que existe escrito e pintado desde o nascimento de jesus cristo até à era moderna, para mim, não é uma certeza absoluta. é um "se calhar", é um "vamos supor que se passou mesmo assim"...

quem me garante a mim que todas aquelas partituras encontradas e atribuídas a eles dois (e a outros mais) foram mesmo escritas por eles? aquilo é tão genial e absolutamente inovador para a época que até pode ter sido escrito por uma dezena de músicos de excepção. a fanfarronice dos alemães e austríacos não vem de agora, já existe há séculos e porque não atribuir a obra de várias pessoas a uma só pessoa, que provavelmente nem existiu?

criam-se certidões de nascimento, pinturas a óleo, artigos vários em jornais da altura...e tudo para quê? para fornecer uma mente genial a um país.

hoje em dia já não se faz isso...mas no tempo da "escassa informação" e muitas vezes, "facciosa informação", podemos idolatrar pessoas que nunca existiram ou que nunca fizeram o que lhes foi atribuído.

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

Sport Lisboa e Benfica