quinta-feira, janeiro 09, 2014

os cachecóis

nos últimos dias circulou uma imagem de um segurança na estátua do eusébio, com uma pilha de cachecóis do sporting na mão. à primeira vista e como a imagem me chegou quase em primeira mão, a indignação apoderou-se de mim. não me custa nada admitir que a primeira sensação que me passou pela cabeça foi: "estão a tirar os cachecóis dos outros clubes e deixar apenas os do benfica". mas como não tinha a certeza, coloquei a fotografia no meu facebook, com o seguinte testamento:

"se esta imagem for o que penso, é ridículo! o Eusébio foi vermelho em vida, mas na morte, como se viu, todas as cores o acompanharam e prestaram um belíssimo tributo. retirar cachecóis apenas porque não são do Benfica é uma machadada forte no que o Eusébio lutou a sua vida toda: união! luís filipe vieira, és burro!"

reparem bem na primeira frase que diz: "se esta imagem for o que penso(...)"
a conjunção se, aplicada no resto da frase em concreto, suscita dúvidas.

ora se eu, benfiquista ferrenho, tive dúvidas, a esmagadora maioria dos adeptos dos outros clubes não tiveram dúvidas nenhumas! tiveram uma epifania tão forte e esclarecedora que garantiram e juraram a pés juntos que o que se estava a passar naquela fotografia, era um escândalo e deveria haver punições para o sucedido.

sabem aquela velha máxima de nós podermos dizer mal da nossa família e amigos, mas quando um estranho faz o mesmo, ficamos muito ofendidos? pois é, aqui sucedeu o mesmo. 
partiu de mim, mesmo na dúvida, defender os adeptos anónimos do sporting (e de outros clubes que não o benfica), que foram prestar a sua honrosa homenagem ao eusébio, depositando cachecóis e flores junto da estátua. partiu de mim defender adeptos de outros clubes, em detrimento do meu! partiu de mim duvidar das acções do meu clube, em detrimento da honra e do carinho dos adeptos dos outros clubes! nunca tal tinha sucedido em 34 anos de vida...pelas acções que vi posteriormente, nunca mais irá suceder!

deveria ter-me informado antes de ter colocado a fotografia, mas resta-me a consciência tranquila de ter duvidado das intenções da imagem. os outros, que acusaram cegamente e com a certeza de asno que caracteriza a escumalha, espero que corrijam o erro de falsamente terem acusado o benfica, assim que a caixa de protecção da estátua estiver pronta, com os cachecóis de todas as cores, nos seus sítios originais. embora tenha a certeza que não o irão fazer...

(quanto ao facto do luís filipe vieira ser burro, já o é há muitos anos. não é por este caso que deixa ou não de o ser)

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

Sport Lisboa e Benfica