sexta-feira, abril 20, 2018

la casa de papel

comecei a ver esta série quando a maior parte das pessoas já a tinha acabado.
gostei bastante das duas temporadas e fico feliz que tenham renovado para uma terceira. embora um capítulo se tenha encerrado no final da segunda temporada, nada diz que tenha ficado resolvido e enterrado. temos o caso de narcos, onde a terceira temporada se adivinhava "para encher chouriço" e foi de uma qualidade igual às duas primeiras.

queria apenas frisar a qualidade do argumento, dos actores, da fotografia e da banda sonora (um fado lá pelo meio). para mim todos estes actores eram perfeitos desconhecidos e após dark (série alemã) vi assim outra grande série europeia, desta feita, espanhola.

pergunto-me a quantos anos-luz de distância estamos nós, portugal, para conseguir produzir algo assim? se estivéssemos na década de 80 ou 90, provavelmente não valeria o esforço financeiro fazer algo desta dimensão para alimentar  "apenas" 10 milhões de cidadãos. a diferença é que estamos em pleno séc. XXI, onde os conteúdos podem ser vendidos digitalmente e onde existe uma empresa chamada netflix (entre muitas outras) que consegue difundir para o globo inteiro, séries de televisão e filmes. apenas terão de ter qualidade.

se o mercado enorme de língua espanhola foi o principal motivo do financiamento e aposta na série, porque podia ser vendida para uma série de países, fiquem a saber que existem 500 milhões de pessoas no mundo a falar espanhol. e português quantas falam? metade disso.

que portugal faça uma série com metade da qualidade d' "a casa de papel". ficaria satisfeito e orgulhoso.

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

Sport Lisboa e Benfica