segunda-feira, julho 06, 2015

grécia

não vou fazer de macaquinho de imitação da maior parte dos meus amigos em relação à grécia. todos eles aplaudem de pé esta decisão, todos eles dizem à merkel para ir cagar, todos eles dizem que a troika é um bando de gananciosos que não pensa nos povos de cada país, etc. etc. etc...

não é que eu não pense também um bocadinho assim mas...e há sempre um mas...

a grécia está nesta posição por culpa própria (bem como portugal e os outros patinhos feios da europa). no passado, estes países europeus em crise, foram os mais poderosos do planeta e hoje em dia, não passam de um aglomerado de pessoas que apenas sobrevive lá na santa terrinha. os que a paciência se esgota facilmente ou querem oportunidades diferentes, saem do país.

pois bem, os gregos estão assim, quer se queira quer não, quer se goste quer não, por um factor muito básico e muito antigo, chamado de corrupção. isto certamente não explica tudo, mas é um começo.

entre as décadas de 80 e 90, a grécia cresceu exponencialmente a nível económico. o problema é que este crescimento não foi baseado em aparecimento de nova riqueza ou impostos, mas sim, dívida pública. durante 20 anos, os gregos carregaram na dívida. em seguida, pagavam a dívida com mais dívida. no meio deste crescimento baseado em dívida, houve um problema da inflação, onde as poupanças dos gregos e o seu poder económico ficou largamente reduzido.

depois disto aconteceu a moeda única, onde o governo grego conseguia ir buscar dinheiro à europa a taxas muito reduzidas. podemos somar a colocação de dirigentes políticos à frente de todos os bancos públicos gregos que faziam o seguinte: pediam empréstimos à alemanha com taxas ridículas com o propósito de comprar dívida grega. basicamente, os alemães emprestavam dinheiro aos bancos gregos, que emprestavam esse mesmo dinheiro ao governo grego. de seguida, o governo iria gastar esse dinheiro como bem entendesse. isto fazia o quê?! dava a entender que os bancos gregos estavam estáveis...que tinham dinheiro e eram saudáveis.

e agora? ainda vamos continuar com o "chupa merkel!" ou "chega de austeridade!"
vamos, mas com conta peso e medida. os gregos não são santos nem o foram nos últimos 30 anos.

se eu pedir um empréstimo ao banco para pagar uma casa, assino um contrato que tenho de cumprir todos os meses. não me posso virar para o banco a meio e dizer que já não me apetece pagar.

é fácil entrar pelo caminho da defesa do pobrezinho coitado...é fácil procurarmos vídeos de gregos em manifestações, a chorar e ouvir falar do número de suicídios devido à crise. se eles quiserem sair da união europeia, que saiam. só o futuro ditará o erro gravíssimo que vão fazer e os países que arrastarão com eles.

sim, nós.




Comments:

Enviar um comentário



<< Home

Sport Lisboa e Benfica