quinta-feira, outubro 18, 2018

violência infantil

tenho escrito com pouca regularidade, mas por vezes há temas que me fazem sair da toca da preguiça onde vivo rodeado de almofadas e conforto há bastante tempo.

no programa "prós & contras" desta semana, um professor universitário chamado daniel cardoso proferiu a seguinte frase: "violência é quando a criança é obrigada a dar um beijinho à avózinha ou ao avôzinho. estamos a educar para a violência sobre o corpo do outro desde crianças."

existem várias camadas de "errado" com esta frase e com este raciocínio.

uma relação pai-filho saudável é feita de obrigações.

"vai dar um beijo à avó"
"come a sopa!"
"não vás na estrada, vem para o passeio"
"queres andar de bicicleta? mete o capacete"
"está a chover, leva o casaco e o guarda chuva"
entre dezenas de milhares mais...

todas estas obrigações são físicas.

- o beijo à avó obriga os lábios da criança a tocar na bochecha da avó e ensina educação e respeito pelos mais velhos.
- a sopa comida obriga a criança a ingerir alimentos que não quer, porque na escola os amigos também não gostam, mas introduz na dieta algo fundamental: legumes
- o facto de puxarmos a criança pelo braço para o passeio pode magoar-lhe o braço, mas evita que seja atropelada pelo autocarro que vai de chelas para o campo grande
- o capacete estraga o penteado e pode magoar a cabeça, mas evita que passem os próximos dias nos cuidados intensivos de um hospital porque a criança sofreu um traumatismo craniano
- é bem melhor andar de tshirt do que casaco. é mais fixe andar sem guarda chuva. mas é uma merda apanhar frio e chegar ensopado a casa.

este senhor anda a poluir a cabeça de jovens pelas universidades onde leciona. mentes mais frágeis poderão ficar fascinadas por este tipo de discurso.

(peço desde já desculpa à malta do #metoo por ter usado o termo pai-filho e não pai-filho/pai-filha/mãe-filho/mãe-filha. desculpem generalizar "pai" para me referir ao pai e à mãe e a "filho" para me referir a filhos do sexo masculino ou feminino.)

(oh malta do #metoo, é mentira! não peço nada desculpa)

(desejo que faleçam)

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

Sport Lisboa e Benfica